O sistema fotovoltaico nada mais é do que um sistema capaz de transformar a luz solar em energia elétrica. Hoje, qualquer pessoa ou empresa pode instalar um sistema fotovoltaico para produzir energia e reduzir o valor da sua conta mensal.
VEJA COMO FUNCIONA:1. O painel solar - ou painel fotovoltaico – capta a luz do sol e a transforma em energia
2. O string box (caixa de junção) recebe a energia produzida e a distribui. Também funciona como mecanismo de segurança, protegendo o sistema contra raios e quedas de energia
3. Os inversores transformam a energia recebida nas correntes de 110v ou 220v comumente utilizadas nas tomadas
4. A energia solar cai na rede a partir da sua residência. O que for utilizado é abatido da sua conta e, se houver excedente, você ganha créditos nas próximas faturas
A energia gerada por um sistema fotovoltaico é mais barata que a energia comum – e o Brasil está em uma localização geográfica privilegiada, com baixa variação de incidência de raios solares. Desse modo, é possível tornar a sua casa ou empresa energeticamente autônoma na geração de energia e, caso haja produção excedente, transformar isso em crédito nas próximas contas.
A energia gerada na sua casa não precisa ficar restrita a ela – é possível indicar onde ela será revertida. Por exemplo: você pode instalar um sistema fotovoltaico com geração suficiente para a sua residência e a dos seus filhos, mesmo que eles morem em outras cidades. O mesmo funciona para empresas, permitindo a criação de cooperativas ou mini usinas de energia.
O sistema fotovoltaico tem baixíssimo custo de manutenção – basicamente, é necessária apenas a limpeza periódica das placas. Além disso, a durabilidade prevista dos painéis fotovoltaicos é de mais de 20 anos. Desse modo, todo o investimento inicial do projeto é retornado por meio da economia nas suas contas de energia.
Os sistemas fotovoltaicos geram uma energia 100% limpa e renovável: não emite gases poluentes, não oferece riscos à saúde e não impacta a fauna e a flora. Além disso, a produção excedente volta para as distribuidoras de energia, gerando descontos na sua fatura e diminuindo a utilização de energia térmica – poluentes – para suprir a necessidade da população.