A energia solar – também conhecida como energia fotovoltaica – é uma modalidade de energia elétrica extremamente limpa e com uma matéria prima abundante no Brasil: a luz do sol.

O funcionamento desse tipo de energia é razoavelmente simples, pois depende de poucos equipamentos para ser colocada em prática. É por isso que muitas pessoas físicas e jurídicas têm realizado a instalação de painéis solares em seus imóveis.

Basicamente, os equipamentos imprescindíveis para a energia solar funcionar são:

  1. Os painéis solares, que captam a luz do sol e a transforma em energia;
  2. Os inversores solares, que transformam essa energia em corrente alternada, para ser usada nas tomadas comuns;
  3. Caixas de junção, que distribuem a energia para a sua casa e, caso a produção seja maior que a demanda, a devolve para a rede.

Vale lembrar que o Brasil é um País geograficamente privilegiado para a instalação de painéis de energia fotovoltaica, já que há pouca variação da incidência solar durante todo o ano. Desse modo, é possível que mesmo as “usinas domésticas” sejam suficientes para suprir a necessidade energética de uma família.

Outro ponto importante é que não é uma exigência a instalação de painéis solares no endereço que você deseja cadastrar para receber os créditos de energia. É possível, por exemplo, instalar painéis em um sítio e indicar uma ou mais residências que receberão esses créditos, dividindo essa economia com a sua família ou com a sua empresa.

 

Para a energia solar funcionar é preciso de um projeto

Apesar de ser simples, a instalação da energia solar em uma residência ou empresa necessita de profissionais especialistas no assunto, até porque é necessário dar entrada no projeto junto à distribuidora de energia da sua cidade.

Para isso, uma série de documentos são exigidos. Quem contrata a Easy Energia, por exemplo, além da instalação da energia solar, recebe um acompanhamento direto com a distribuidora de energia, o que agiliza o processo e não gera transtornos ao cliente.

 

Funcionamento da energia solar exige pouca manutenção

Se você está preocupado com a complexidade da manutenção de todos esses equipamentos, fique tranquilo: para manter seus painéis de energia solar em pleno funcionamento é necessária pouca manutenção.

Basicamente, uma limpeza semestral dos painéis é suficiente para que tudo funcione corretamente. Atualmente, os equipamentos utilizados têm grande durabilidade – com previsão de funcionamento por pelo menos 20 anos. Quem é cliente Easy Energia também recebe esse suporte no primeiro ano após a instalação, além de poder contratar esse serviço sempre que necessário. Nossa equipe, inclusive, monitora constantemente a eficiência do sistema para verificar se alguma manutenção se faz necessária no momento.

É por isso que a instalação da energia solar não deve ser vista como um custo, e sim como um investimento. A redução no custo mensal de energia fatalmente recupera a verba investida para a instalação, propiciando, em médio prazo, economia para toda a família.

Agora que você já sabe como funciona a energia solar, que tal entrar em contato conosco e solicitar um orçamento para sua casa, empresa ou indústria? Temos certeza que podemos desenvolver um projeto juntos e gerar muita economia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS SOBRE

Notícias Sobre